Pular para o conteúdo
Contas a pagar
Início » Blog » 4 passos para criar um controle de contas a pagar

4 passos para criar um controle de contas a pagar

Uma das necessidades mais importantes de uma empresa de rastreamento é entender onde estão os custos da empresa.

Entender onde estão sendo aplicados os recursos financeiros é fundamental para termos um bom resultado.

Este artigo tem como objetivo criar um passo a passo para a criação de um controle de contas a pagar.

Para isso, estabelecemos 4 passos importantes para a criação do controle: Identificar, classificar, controlar e analisar.

Identificar

Identificar e relacionar as despesas em uma lista, é sem dúvida o primeiro passo para ter um bom controle. 

Comece identificando despesas fixas. Comece com as despesas que aparecem recorrentemente todos os meses. Despesas como: energia elétrica, telefone, internet, mensalidade de sistema, mensalidade M2M.

Classificar

O próximo passo é classificar cada conta por tipo: Custo operacionais, Despesa administrativa, despesa com venda e impostos.

O custo operacional são os custos relacionados diretamente com a atividade fim. No caso do mercado de rastreamento, podemos destacar: compra de rastreador, mensalidade de plataforma, mensalidade de chip, compra de insumos para instalação, custo com instalação e outras despesas diretas como custo de deslocamento e pedágios.

Despesa administrativa são os gastos com a parte burocrática da empresa. São todas as despesas relacionadas para manter o funcionamento da empresa como: aluguel, energia elétrica, telefone, funcionários do escritório e internet.

Despesas com vendas basicamente são as despesas relacionadas diretamente à venda. Podemos dizer que são os salários dos vendedores, comissões e outras despesas como propaganda.

Impostos não tem como fugir. É obrigação de todas as empresas, logo deve ter uma classificação exclusiva dentro do DRE.

Controlar

O controle consiste em criar uma agenda de pagamentos. Esta agenda conterá a data e os valores das contas a pagar.

Com uma agenda de pagamentos bem organizada é possível manter a assiduidade dos pagamentos e cumprir os compromissos firmados com os fornecedores.

É importante o registro no controle de caixa da empresa a medida que cada compromisso é executado.

Analisar

É muito importante analisar os dados gerados periodicamente. Há dois relatórios básicos gerados a partir do controle de contas a pagar: Relatório de fluxo de caixa e Demonstrativo de resultados.

O relatório de fluxo de caixa é um relatório que permite prever o valor do caixa necessário para honrar os compromissos com os fornecedores.

O relatório demonstrativo de resultados permite entender onde estão concentrados os gastos da empresa e visualizar o lucro da empresa.

Como vimos, o controle de contas a pagar é uma atividade muito importante para termos um bom resultado financeiro da nossa empresa. É um exercício diário que deve ser executado com muita disciplina pela equipe administrativa. Por isso, é fundamental que tenhamos boas ferramentas para este tipo de controle.

O Rodar Gestão permite o controle de contas a pagar, controlando bem a agenda de compromissos e gerando os relatórios necessários. O sistema faz este trabalho de forma fácil e intuitiva, gerando produtividade para a equipe administrativa.

Veja também: As principais dores de uma empresa de rastreamento