Pular para o conteúdo
Curiosidades Rastreador
Início » Blog » 6 funções que o seu rastreador possui e você não sabia que existia

6 funções que o seu rastreador possui e você não sabia que existia

Há algumas funcionalidades existentes na maioria dos rastreadores do mercado que ajudará a fazer toda a diferença frente a concorrência.

Envio de posição por ângulo ou por distância percorrida.

O envio de posição por ângulo permite o envio de posição sempre que o veículo efetuar uma mudança de direção no seu trajeto. Para esta configuração, é definido o ângulo da mudança e se o veículo mudar de direção e esta alteração em seu trajeto for maior que o ângulo definido, o rastreador irá reportar à plataforma.

No caso do envio de posição por distância, o reporte acontece sempre que o veículo percorrer um trecho maior do que a distância definida. Nesta configuração é definida a distância mínima, e se o veículo percorrer uma distância maior que a distância configurada o rastreador notifica a plataforma.

Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de configuração pode ajudar a economizar o montante de dados enviado para a plataforma. Configura-se um tempo de transmissão maior e o reporte por distância ou mudança de direção, desta forma o rastreador não ficará mandando posição periodicamente estando parado com ignição ligada.

Conheça a nossa plataforma de rastreamento

Ignição virtual

A ignição virtual é a simulação do status da ignição através de uma lógica. Ou seja, não é utilizado um sensor físico para detecção do estado do veículo.

Configuração através de acelerômetro: o rastreador detecta movimento e assume que o veículo esteja com a ignição ligada, reportando desta forma à plataforma.

Configuração através da tensão da bateria: é configurada a tensão nominal da bateria do veículo no rastreador e sempre que a tensão de alimentação apresentar valor maior que a tensão nominal da bateria, assume-se que a bateria está em carga através do alternador, logo, motor ligado.

A maior vantagem desta funcionalidade é facilitar a instalação do rastreador, pois não há necessidade de encontrar o fio do pós-ignição.

Controle de velocidade

O controle de velocidade embarcado no rastreador permite o controle do limite de velocidade de forma mais eficiente. A maior vantagem de controlar isto de forma embarcada (pelo rastreador), é que a notificação acontece no exato momento em que a infração acontece. Diferente do controle pela plataforma que acontece somente no momento em que o rastreador reporta a posição.

Alguns modelos de rastreador permitem a configuração de um atuador em conjunto com a funcionalidade, permitindo a notificação sonora ao motorista por exemplo. Este tipo de funcionalidade diminui muito a ocorrência de acidentes aumentando a segurança da frota.

Cerca embarcada

O controle de cerca embarcada permite o controle da entrada e saída dos veículos em pontos de controle. Normalmente esta funcionalidade é associada a atuadores que permitem o travamento e destravamento automático de portas em determinados locais.

Aviso de Jammer

A ocorrência da utilização de jammer vem aumentando significativamente no Brasil. Feito especialmente para neutralizar o sinal GPS/GPRS temporariamente, o jammer ou como também é conhecido “capetinha” ou “chupa-cabra” bloqueia o sinal de celulares (GSM), impendido que os rastreadores via satélite cumpram sua função.

Alguns rastreadores conseguem detectar a utilização deste tipo de dispositivo. Esta funcionalidade permite a instalação de avisos sonoros ou até o mesmo o bloqueio do veículo onde o sinal de jammer é detectado.

Driver behavior

Esta funcionalidade permite a detecção de freadas e acelerações bruscas. Com isto, é possível detectar a boa utilização da frota, trazendo mais segurança, economia e aumentando a vida útil dos veículos da frota.

Quais destas funcionalidades você já utiliza? Se você tiver qualquer dúvida sobre estas ou outras funcionalidades. Entre em contato com a nossa equipe. A Rekta está no mercado há 9 anos desenvolvendo soluções inovadores para atender as suas demandas.