Quer saber um pouco mais de como economizar dinheiro utilizando uma plataforma de rastreamento?
O maior desafio de todo frotista é garantir o uso eficiente da sua frota. Sem um bom controle a frota acabará acarretando maior custo tornando o seu produto ou serviço menos rentável.
O objetivo deste artigo é mostrar que com uma boa metodologia e uma boa ferramenta, é possível tornar a sua frota mais eficiente e econômica tornando o seu negócio mais rentável.
O que é uma plataforma de rastreamento
Uma plataforma de rastreamento é um sistema de computador utilizado na gestão de frotas. Pode ser operado por um computador, telefone celular ou tablet e permite acessar uma série de serviços que vão além da localização de um veículo.
Esse tipo de tecnologia funciona a partir da instalação de um equipamento de rastreamento que permite medir uma série de indicadores.
Diagnóstico
Faça um diagnóstico e saiba o quanto a sua frota está gastando. Você pode começar criando uma planilha de abastecimentos. Anote informações como: data, hodômetro, quantos litros e valor que foi abastecido. Quanto mais informações, mais dados você terá sobre a sua frota.
O custo com manutenção também é outra informação muito importante. Normalmente os custos com manutenção são: custos com revisão periódica, troca de óleo, filtros, troca de pneus e outros componentes como bateria. Da mesma forma como o abastecimento, anote todos os gastos com cada um destes itens.
As multas de trânsito são os gastos mais desnecessários que um gestor de frota pode encontrar. Principalmente pelo fato de que é um tipo de gasto que não aconteceria se os motoristas respeitassem as leis de trânsito.
Identifique todas as pessoas que utilizam a frota. Anote horário de saída e chegada, distância percorrida e o motorista que utilizou o veículo.
Estabeleça indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são ferramentas que permitem quantificar o desempenho e a produtividade de um processo. Através dos indicadores um gestor consegue enxergar eventuais falhas. Desta forma, estabeleça indicadores que te ajudarão a medir o desempenho de cada veículo. Comece com indicadores básicos, como exemplo: média do veículo, custo com manutenção e custo com multas.
Monitore
Com os indicadores definidos chegou a hora de medi-los e anotá-los periodicamente. Seja metódico e faça este acompanhamento com frequência. É um processo que exige muita disciplina.
Estabeleça Metas
Defina metas alcançáveis para cada um dos indicadores. Uma dica é começar utilizando as metas definidas nas especificações do veículo. A tabela custo de manutenção, por exemplo, pode ser obtido junto a concessionária.
Identifique possíveis problemas
Os indicadores falarão por si só. Se a meta estabelecida não for alcançada temos um problema. Neste momento é necessário identificar as possíveis causas para o não atingimento da meta.
Exemplo:
Problema 1: A média de consumo está abaixo do esperado.
Acessando o relatório do rastreador é possível identificar padrões de condução. Atente-se para eventos de alertas de velocidade, freadas, acelerações bruscas e curva acentuada.
Conclusão
Vimos através deste artigo que com uma boa metodologia de gestão de frotas, disciplina e boas ferramentas, como um sistema de rastreamento, podem melhorar muito os custos de manutenção da frota.
O Sistema Rodar conta com inúmeras ferramentas que vem auxiliando os gestores de frota. Confira a lista a seguir:
- Registro de manutenção preventiva – permite que o gestor agende alertas para realização de manutenção, permitindo o registro dos gastos com o veículo.
- Controle de abastecimentos – onde o gestor pode lançar os gastos com abastecimentos e acompanhar a evolução do consumo de combustível da frota;
- Gastos com multas de trânsito – item que permite o controle por motorista, local, data e cruzando os dados da multa com os dados do rastreador;
- Indicadores de frota – consumo médio por veículo e da frota, custo médio por km rodado, custo total da frota e muitos outros;
- Controle de jornada – permitindo a identificação do motorista em cada viagem;
- Telemetria veicular – permitindo controles como consumo médio, excesso de velocidade, aceleração e freada brusca, curva acentuada, temperatura de motor, nível de combustível e muitos outros…