O que é um CRM?
Significa customer relationship managemente, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente.
Onde utilizamos sistemas de informações ou ferramentas que automatizam os processos de vendas, marketing, suporte, atendimento e todos os pontos de contato com o cliente.
O que faz?
Realiza o armazenamento de informações de prospects e clientes atuais, como por exemplo: nome, telefone, endereço, etc. Além disso podemos ter o histórico de contato com a empresa incluindo ligações telefônicas, e-mails enviados, reuniões realizadas, entre outras.
Além de integrar e reunir dados para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, registro, histórico ou preferência de comprar, etc.
Como opera?
Um CRM pode operar de duas maneiras: na nuvem ou no próprio computador.
O armazenamento em nuvem é uma alternativa mais prática e moderna pois não exige uma equipe de TI para realizar a manutenção e nem a compra de servidores. Além de que proporciona mais segurança para os usuários, atualização automática e redução de custos.
Qual é o objetivo?
Construir relacionamentos duradouros entre a organização, prospects e cliente, permitindo o monitoramento de suas interações, registros e histórico, garantindo mais assertividade desse público com a equipe.
Qual a importância do CRM para a empresa?
O CRM é importante para dispensar processos ultrapassados e esforços manuais, no sentido de entender melhor os consumidores e facilitar a criação de ações focais. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, acelerando e simplificando o processo de vendas.
Neste tópico, conheça as principais vantagens de adotar uma ferramenta de gestão de relacionamento:
- Aumenta o ticket médio;
O ticket médio é uma métrica valiosa não só para avaliar andamento das suas vendas, mas também para elaborar perspectivas de aumento das vendas ao longo do tempo.
Então o CRM permite que a equipe faça o aperfeiçoamento dessas estratégias para cada cliente, podendo manter, alterar ou aumentar o valor o em cada nova interação. - Fidelização de clientes;
o CRM tende a aumentar a satisfação dos clientes, por se tratar de uma estrutura organizada e gerar assertividade nas decisões.
Em consequência disso, a fidelização do cliente será uma ação espontânea, uma vez que o público não terá motivos para buscar outras empresas, pois sabem que já estão com os melhores serviços e atendimento. - Centraliza a informação;
Uma das principais vantagens do CRM é saber onde a informação está e encontrá-la rapidamente quando precisar, devido à sua estrutura centralizada utilizada nessa estratégia.
A equipe de venda consegue, em tempo real, tomar decisões, analisar estratégias e oferecer o melhor para o cliente, sempre com informações atualizadas. - Atendimento personalizado;
A equipe dispõe de todas as informações e dados, facilitando o atendimento de forma diferenciada baseando-se no perfil do cliente. - Empodera a equipe de vendas.
O CRM permite que o vendedor conheça a fundo o perfil e todas as dores do cliente, possibilitando a criação de uma régua de relacionamento e, contudo, facilitando a avaliação de cada situação propondo ações de maneira muito mais confiantes.
A Rekta possui um sistema de gestão de relacionamento que pensa em todos esses aspectos e possui as funcionalidades adequadas aos diferentes perfis de organização.
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