O controle de jornada de trabalho é o processo de utilização de um sistema para controlar a marcação de horários para saber se os colaboradores da empresa cumpriram a sua jornada de trabalho durante o mês.
O que diz a lei
Uma jornada de trabalho corresponde ao período em que o colaborador deve prestar os seus serviços ao empregador. A mais comum das jornadas compreende 8 horas diárias de trabalho, entretanto, em alguns casos pode ser que esse período seja outro.
A jornada de trabalho do motorista corresponde a todo o período em que o motorista está a disposição da empresa. Seu controle é obrigatório segundo a lei nº 13.103/2015.
A responsabilidade pelo controle da jornada de trabalho de motorista é do gestor e para isso é interessante a adoção de ferramentas.
A importância do controle de jornada
Muito além da obrigação, o controle de jornada permite uma visão ampla da operação. Por isso, cada vez mais empresas acabam adotando sistemas inteligentes para o controle de jornada do motorista.
O controle de jornada através da identificação do motorista, associado aos recursos de telemetria, permitem uma gestão mais apurada de dados de dirigibilidade e consumo de combustível.
Identificar o comportamento de cada motorista durante as viagens permitem adotar medidas corretivas, trazendo mais economia para a operação de transporte.
Funcionalidades do Sistema Rodar
Identificação do motorista
A identificação do motorista pode ser feita através de um identificador, cartão ou chaveiro. Cada motorista da empresa receberá o seu cartão de acesso para identificação no veículo.
O veículo somente poderá ser utilizado após a identificação do condutor. A garantia da identificação é feita através de aviso sonoro ou bloqueio do veículo.
Com a informação do condutor é possível saber qual o motorista que utilizou em cada uma das viagens realizadas pelo veículo.
Relatório de jornada de trabalho
A partir do recurso de identificação do motorista é possível saber:
- Hora de início da jornada
- Hora do fim da jornada
- Intervalo entre uma jornada e outra
- Tempo de horas noturnas
- Tempo de horas extras
- Tempo em espera aguardando carregamento
- Tempo de refeição
Dirigibilidade
O controle de jornada associado a telemetria veicular permite conhecer o comportamento de cada motorista. É possível obter indicadores como:
- Quantidade de acelerações e freadas bruscas
- Consumo médio de combustível
- Excesso de RPM
- Tempo parado com o motor ligado
- Excessos de velocidade
Com estes indicadores pode ser montado um ranking de motoristas e com isso criar políticas de premiação para incentivar a busca de melhores indicadores.
Caso queira mais informações sobre as ferramentas disponíveis no sistema rodar entre em contato com a nossa equipe de especialistas.