O funil de vendas para empresas de rastreamento é um dos conceitos primordiais para melhorar os processos de vendas da sua empresa e para aplicar o Inbound Marketing. Então, nós preparamos esse artigo para que você consiga entender qual o conceito do Funil de vendas, como que funciona e suas etapas. Confira!
O que é o funil de vendas para empresas de rastreamento?
O funil de vendas possui este nome devido ao seu formado de maior no topo e menor embaixo, representando a jornada de compra do cliente.
Ou seja, trata-se de um modelo estratégico que representa o caminho de contato da empresa com o cliente até ter a concretização de uma venda.
Qual o seu objetivo?
O principal objetivo é fazer com que o potencial cliente seja abordado na hora e de maneira correta, permitindo que avance para as fases seguintes com mais agilidade e com um relacionamento mais duradouro com a sua empresa.
Como que funciona?
O funil de vendas é definido em etapas, o que isso significa? Para que a empresa saiba como está à decisão de compra do cliente ou qual a sua chance de fechamento de compra dividimos os momentos em partes.
Quais são as etapas do funil de vendas para empresas de rastreamento?
Topo do funil (Conscientização e Descoberta): Nesta parte do funil é onde o seu potencial cliente toma ciência que possui uma demanda que pode ser resolvida, pois até então não sabia da existência da sua própria necessidade ou problema.
Sendo assim, essa é a hora de você ou sua empresa fornecerem materiais que ajudem este potencial cliente a diagnosticar o problema e compreendê-lo.
Mas como assim?
Você não possui nenhuma informação referente a estes potenciais clientes que chegam até você, então a melhor maneira é fornecer materiais a eles para que sejam convertidos em leads e assim prosseguindo para próximas etapas do funil.
Meio do funil (Avaliação e Intenção): No meio do funil você está se relacionando com leads, que são pessoas que já estão interagindo com a empresa e já passaram algumas informações básicas.
Nesta etapa o lead sabe que possui um problema ou necessidade e irá atrás de soluções para resolve-lo.
E o que você pode fazer?
Você deve aproveitar o momento para qualifica-lo, verificar se realmente possui o perfil de compra da sua empresa ou do seu negócio e se pode estar disposto a investir em seus produtos ou serviços, lembrando de respeitar o seu tempo de decisão.
Há outras estratégias que podem ser realizadas, como por exemplo a nutrição por e-mails marketing, que vem sendo uma das mais utilizadas pelas empresas.
De qualquer forma lembre-se de se esforçar para que o lead perceba que é a sua empresa que possui a melhor solução para ajudá-lo.
Fundo do funil (Compra e Fidelização): Trata-se da decisão de compra onde encontra-se os leads que passaram por todo o processo de vendas e que estão prontos para receber o contato do seu vendedor.
Sendo assim, é a hora de ser mais direto para a aprovação do lead, mostre todos os benefícios de optar por contratar sua empresa, utilize gráficos, faça o retorno de investimento, compare sua solução ou serviço com os de seus concorrentes, etc…
Não economize nas opções, faça com que o lead perceba que você é o parceiro certo e que a sua solução é a ideal.
Quais são os benefícios do funil de vendas?
O funil de vendas possui vários benefícios, então nós separamos os 4 principais para você, confira:
- Previsibilidade de resultados: é possível saber exatamente quantas pessoas estão em cada uma das etapas do funil de vendas.
- Otimização de processos e da gestão: além de segmentar, o funil de vendas padroniza o processo de vendas, fazendo com que os processos sejam mais rápidos e assertivos.
- Aproveitamento de oportunidades: com o funil de vendas, você e a sua empresa conseguem acompanhar o status de cada venda em tempo real, possibilitando a aplicação de estratégias para fechar o negócio.
- Eficiência e produtividade: você pode descobrir quais são as dificuldades da sua equipe e acompanhar os resultados obtidos por cada um, desta forma pode ser colocado em prática estratégias para obter resultados cada vez melhores
Entender sobre o funil de vendas é essencial, mas saber como converter mais vendas é algo complementar à estratégia, entre em contato conosco para saber como conseguir isso!
E se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados, não deixe de acompanhar o nosso blog e assinar a newsletter, para receber novidades diretamente em seu e-mail.