Telemetria, o que é?
A telemetria veicular trata-se de uma tecnologia capaz de coletar remotamente as informações de um veículo, como por exemplo a temperatura do motor, consumo de combustível, a velocidade (média e instantânea), as freadas, a distância percorrida, as paradas do veículo, etc.
Como funciona a telemetria veicular?
Há duas maneiras diferentes de funcionamento da telemetria veicular, sendo elas: digital e analógica.
Telemetria digital
Está presente em alguns veículos mais modernos, onde a leitura é realizada por meio da central eletrônica ou computador de bordo.
Já em alguns veículos pesados como, por exemplo, caminhões, a central troca informações com os componentes eletrônicos do veículo através do que conhecemos como rede CAN (Controller Area Network).
A grande vantagem do CAN é poder identificar possíveis problemas mecânicos além de acompanhar o desempenho do veículo em diversos quesitos, evitando assim desperdícios e a antecipação de problemas, gerando mais economia e dando mais segurança às operações.
Telemetria analógica
Neste formato a telemetria é realizada de sensor a sensor, ou seja, exige que sensores sejam instalados em várias partes específicas do veículo para conseguir coletar informações como: odômetro, conta-giros, etc.
A vantagem desse formato é que pode ser usado em veículos de modelos mais antigos.
Porém trata-se de manutenções e instalações mais complexas, onde o condutor precisará fazer calibrações dos pulsos enviados pelos sensores de três a seis meses já que a precisão dos valores vai se perdendo com o tempo, o que pode ser torna inviável em comparação ao outro modelo de telemetria.
Como o sistema de telemetria funciona?
- É instalado nos veículos um equipamento para realizar a captação de todas as informações referentes à sua utilização.
Podem ser através de sinais de internet, telefonia celular ou rádio, onde todos os dados são automaticamente enviados para um sistema de gestão de frotas, onde permite que a equipe de monitoramento faça a gestão através de relatórios, análises e otimização de operações.
Como a telemetria veicular pode auxiliar na gestão de frotas?
Além dos sistemas de telemetria conterem inúmeros tipos de informação sobre o funcionamento dos veículos, a equipe de gestão pode utilizar estes dados para otimizar suas operações e através disso prevenir acidentes, padronizar a segurança e reduzir custos.
Conte com a Rekta para adquirir um sistema de telemetria para a sua frota!
Neste artigo você pode entender qual é a importância e os impactos positivos da telemetria veicular gerados na gestão de frotas.
Sendo assim, à Rekta Soluções desenvolveu uma plataforma de rastreamento e gestão de frotas especializado em telemetria, contendo tudo que a equipe necessita para fazer a gestão de sua frota.
Na plataforma de rastreamento da Rekta, a equipe de gestão possui total acesso às informações geradas pelos veículos, além de relatórios detalhados e localização imediata, sempre frisando na qualidade e nas necessidades de seus clientes.
Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre assuntos relacionados ao mercado de rastreamento veicular, não deixe de acompanhar o nosso blog e assinar a newsletter, para ter receber novidades diretamente em seu e-mail. Conheça as nossas soluções em https://www.rektasolucoes.com.br/solucoes-para-empresas-de-rastreamento/.