Pular para o conteúdo
Quanto cobrar pelo serviço de rastreamento
Início » Blog » Quanto cobrar pelo serviço de rastreamento

Quanto cobrar pelo serviço de rastreamento

Para saber quanto cobrar pelo serviço de rastreamento precisamos entender alguns conceitos básicos sobre custos.

O objetivo deste artigo é criarmos um critério justo para realizarmos uma prestação de serviços rentável. Para isso veremos alguns conceitos importantes e isto nos ajudará a definirmos uma metodologia para o estabelecimento do preço da nossa prestação de serviço.

Veremos neste artigo:

  • Custos direto, indireto e mensal;
  • Adesão;
  • Tempo de contrato;
  • Margem de lucro;
  • Impostos;
  • Comissão;
  • Forma de pagamento;

Custo direto

O custo direto de uma operação são os itens que incidem diretamente na prestação do serviço. Itens como: rastreador, instalação, insumos (abraçadeiras, fita isolante, conectores e espuma de acabamento).

Custo indireto

O custo indireto é todo custo que não incide diretamente no serviço. Exemplo: custo administrativo, material de escritório, higiene e limpeza, computadores, luz, água.

A maneira fácil de incluir esta conta no preço do seu serviço, é encontrar o percentual de participação destes itens dentro da tabela de custos geral da sua empresa.

Para este item é necessário um bom sistema de gestão. Com ele, fica mais fácil identificar o percentual do custo indireto na sua operação.

Custo mensal

O custo mensal da operação são os custos direto para manter a operação de rastreamento. Temos como exemplo: plataforma, sistema administrativo e chip.

Adesão ou taxa de instalação

O valor de adesão é o preço que o cliente pagará para a contratação. O ideal seria que o valor de adesão cubra os gastos de instalação. Na modalidade de comodato, este valor poderá cobrir uma parte do custo rastreador utilizado.

Tempo de contrato

Defina o tempo mínimo de contrato. Este item é importante para garantir a receita necessária para o retorno do investimento inicial realizado.

Margem de lucro

Pense que todo negócio é um investimento. A margem de lucro define o percentual de retorno deste investimento.  

Impostos

Todo prestador de serviço deverá pagar os impostos. Por isso, é muito importante já colocar este item na conta. Verifique com o contador

Comissão

A maioria das empresas estabelece uma comissão de venda para a equipe de vendas. Este valor pode ser sobre a adesão e sobre o valor mensal do serviço.

Forma de pagamento

Algumas modalidades de pagamento como cartão de crédito ou boleto geram custos adicionais na prestação de serviço. Desta forma, este item não poderia ficar de fora da conta.

Agora que vimos vários conceitos sobre custos e formação de preço, ficou muito mais fácil de saber quanto cobrar pelo serviço de rastreamento. Agora podemos colocar a “mão na massa” e começar a exercitar estes conceitos. Comece analisando os custos da sua operação. E se você gostou deste artigo, acompanhe o nosso blog e receba mais dicas como esta.

A Rekta Soluções está desde 2013 desenvolvendo soluções para o mercado de rastreamento. E por isso, somos especialistas no que fazemos e entregamos as melhores soluções do mercado de rastreamento. Para conhecer mais da nossa solução em gestão para empresas, acesse o link: https://www.rektasolucoes.com.br/sistema-de-gestao-empresas-rastreamento/.